quinta-feira, 6 de outubro de 2011

CULTURA DE REINO: UM ESTILO DE VIDA PARA INFLUENCIAR GERAÇÕES

TEXTO: Lc 10: 1 – 5 “E, depois disso, designou o Senhor ainda outros setenta e mandou-os adiante da sua face, de dois em dois, a todas as cidades e lugares aonde ele havia de ir. 2E dizia-lhes: Grande é, em verdade, a seara, mas os obreiros são poucos; rogai, pois, ao Senhor da seara que envie obreiros para a sua seara. 3Ide; eis que vos mando como cordeiros ao meio de lobos. 4E não leveis bolsa, nem alforje, nem sandálias; e a ninguém saudeis pelo caminho. 5Ao entrardes numa casa, dizei antes de tudo: Paz seja nesta casa”.

DESENVOLVIMENTO
Quando Jesus veio à terra Ele começou a pregar dizendo: “Arrependei-vos, porque é chegado o Reino dos céus”. (Mt 4:17). Ele veio salvar, mas também implantar uma nova Cultura na terra.
O que é Cultura?
Cultura é todo conhecimento produzido, descoberto e compartilhado pelo homem. Inclui as ciências, filosofias e ideologias, as artes, as leis humanas, idiomas, tradições e hábitos que diferenciam um povo dos demais. Enfim, Cultura é a identidade de um povo, sua impressão digital, sua marca registrada. Cultura não é religião, Cultura é estilo de vida.
Jesus trouxe e ensinou um novo estilo de vida. Escolheu 12 homens de diferentes estilos para implantar um estilo de vida somente.
Além dos 12 discípulos de Jesus, na sua caminhada de manifestação do Seu Reino, Ele convocou mais 70 para a realização de sua obra, manifestar um novo Estilo de vida.

A CULTURA DO REINO DOS CÉUS

O Reino de Deus tem uma cultura peculiar, que é muito diferente da cultura do mundo. Por exemplo, no mundo, valoriza-se o individualismo, o egoísmo e egocentrismo, a avareza, a idolatria, os modismos. No Reino dos céus, valoriza-se o amor, o desprendimento, a justiça, a verdade, a fidelidade, as coisas espirituais e eternas.
O Ap. Paulo escreve aos Romanos 14: 17 “Porque o Reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo”.
JUSTIÇA É: Cumprir as leis de Deus. Não matar, roubar, adulterar, mentir, enganar, não ser incrédulo, etc.
ALEGRIA NO ESPÍRITO SANTO É: Saber que aquele que crê, poderá fazer o que Jesus fez e ainda maiores. Jo. 14: 12 “Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim também fará as obras que eu faço e as fará maiores do que estas, porque eu vou para meu Pai”.

CULTURA DO MUNDO X CULTURA DOS CÉUS

No mundo, uma pessoa quer sobrepor-se e aparecer mais do que a outra, para levar vantagem em tudo sobre seu semelhante. Não importam os meios para se atingir os fins. Na cultura do Reino celestial, os súditos são orientados, a “nada fazer por contenda ou vanglória, mas por humildade, considerando cada um os outros superiores a si mesmo”. (Filipenses 2: 3).
No Reino dos céus, o coletivo é mais importante do que o individual. Cada cidadão deste Reino trabalha para promover o amor, a justiça, a verdade, a liberdade, as leis de Deus aqui na terra, em prol do bem não apenas dos salvos, mas de toda a humanidade. Cada membro da Igreja de Cristo trabalha, de acordo com a orientação do Cabeça, que é Cristo para o bem, a saúde e a edificação de todo o Corpo.
A lógica do mundo é “se a farinha é pouca, o meu pirão primeiro”. A lógica do céu é: “Ninguém busque o proveito próprio; antes, cada um, o que é de outrem”. (1 Co 10: 24).
No mundo, se um bater, o outro revida; se alguém for prejudicado, vinga-se.
No Reino dos céus, cada um é convidado a dar a outra face ao que o fere e a não se deixar vencer pelo mal, mas vencer o mal com bem (Romanos 12: 21). O bem é a manifestação do caráter de Cristo, que é mais forte e eficaz, e sempre vencerá o mal.
No mundo, as pessoas amam quem as ama. No Reino dos céus, as pessoas recebem graça para amar os seus inimigos, bendizer os que as maldizem, fazer o bem a quem as odeia, orar pelos que as maltratam e perseguem (Mateus 5: 44,45).
Esta é a diferença da CULTURA que nós devemos viver.
MUITOS DIZEM: “EU SOU CIDADÃO DO CÉU”, “SOU REPRESENTANTE DO REINO DE DEUS NA TERRA”.
Pois então, que Cultura é esta que você manifesta?
Quando Jesus designou esses 70 e os enviou, as instruções dadas foram as mesmas que Ele deu aos seus discípulos, registrado em Mt 10: 7, 8 “... pregai, dizendo: É chegado o Reino dos céus. 8Curai os enfermos, limpai os leprosos, ressuscitai os mortos, expulsai os demônios; de graça recebestes, de graça daí”.
IRMÃOS! Onde o Reino dos céus chega há mudança no comando, no controle. Mt 12: 28 “Mas, se eu expulso os demônios pelo Espírito de Deus, é conseguintemente chegado a vós o Reino de Deus”.
QUAL A CULTURA QUE VOCÊ MANIFESTA?

OUTRO FATOR IMPORTANTE PARA A CULTURA DO REINO: INFLUÊNCIA
Jesus veio influenciar o mundo com sua cultura.
O que é influenciar? O fermento é um grande exemplo de influência.
Mt. 13:33 “O Reino dos céus é semelhante ao fermento que uma mulher toma e introduz em três medidas de farinha, até que tudo esteja levedado”. = O FERMENTO NA MASSA

1º O fermento entra na massa, mas nunca será massa. João 15: 19 “Se vós fôsseis do mundo, o mundo amaria o que era seu; como, todavia, não sois do mundo, pelo contrário, dele vos escolhi, por isso, o mundo vos odeia”. (você é fermento de Deus)
2º O fermento não se intimida com o tamanho da massa. 1 Jo 4: 4 “... porque maior é aquele que está em vós do que aquele que está no mundo”.
3º O fermento entra em ação pelo calor e pressão.
4º O fermento trabalha em silêncio (não é religioso)
5º O fermento dentro do pacote é inútil:
a) O pacote é a proteção do fermento (crente é sua igreja)
b) Mas o fermento entra em ação fora do pacote (ganhar vidas)

Aqueles 70 ao regressarem da missão confiada a eles, registra a palavra em Lc 10: 17-20 “Então, regressaram os setenta, possuídos de alegria, dizendo: Senhor, os próprios demônios se nos submetem pelo teu nome! 18Mas ele lhes disse: Eu via Satanás caindo do céu como um relâmpago. 19Eis aí vos dei autoridade para pisardes serpentes e escorpiões e sobre todo o poder do inimigo, e nada, absolutamente, vos causará dano. 20Não obstante, alegrai-vos, não porque os espíritos se vos submetem, e sim porque o vosso nome está arrolado nos céus”.
Novo estilo de vida, Influência do Reino de Deus na Terra.
Para ser cidadão do céu, levar a Cultura do Reino e influenciar a humanidade, não basta confessar Cristo e ser membro de uma igreja; é necessário falar a língua de Deus, viver de acordo com as leis, os estatutos, os valores, viver a cultura desse Reino espiritual e eterno. Caso contrário, a pessoa pertencerá a qualquer reino, menos ao de Deus. Foi isso que, em outras palavras, Jesus afirmou no Sermão da Montanha (Mateus 5-6).

CONCLUSÃO
Que Deus nos ajude a sermos mais fiéis, e perseverantes, constantes no aprendizado e na aplicação de sua Palavra. Precisamos entender que a melhor estratégia para levarmos o evangelho às pessoas perdidas é vivermos de acordo com a vontade de Deus.
Fomos conquistados para conquistar.

Nenhum comentário: