terça-feira, 16 de junho de 2009

Feira Macaé offshore

Pré-sal é o assunto do momento e País é destaque na terceira maior feira mundial de offshore



A cidade de Macaé recebeu hoje a 5ª edição da Brasil Offshore, a terceira maior feira mundial da indústria offshore — o evento perde apenas para a Rio Oil & Gas e para a OTC (Offshore Technology Conference, EUA). A feira é hoje uma referência para o setor. Mais de 400 pessoas assistiram à cerimônia oficial de abertura. O potencial brasileiro e as recentes descobertas do pré-sal foram unanimidade entre todos os depoimentos.

O Gerente Geral da bacia de campos, da Petrobras, José Ayrton de Lacerda, ressaltou o valor dessas novas descobertas para o desenvolvimento do Brasil. “Temos um compromisso com o país e com o seu desenvolvimento social”, disse ele. A Bacia de Campos hoje representa 80% do petróleo brasileiro e 50% do gás natural nacional.

O Presidente de Reed Exhibitions Alcantara Machado, Juan Pablo De Vera, ressaltou o sucesso do evento em uma conjuntura internacional de grandes desafios. “A magnitude da Brasil Offshore 2009 em termos de qualidade de empresas reunidas, evidencia que estamos no caminho certo. A crise não foi suficiente para impedir o crescimento da feira.”

A feira está 15% maior, tem 100 expositores a mais, um valor 18% superior ao obtido na edição de 2007. Esse aumento é maior do que a diferença obtida nas últimas edições, quando, de 2003 a 2007, o total de expositores a mais chegou a 68.

O Diretor da Brasil Offshore, Eric Henderson, destacou a importância da entrada da Reed Exhibitions Alcantara Machado na cena offshore macaense: “Agora a feira ganha a projeção internacional que merece como um dos principais eventos do setor.”


Pré-sal é garantia de desenvolvimento econômico para o País

Julio Cesar Carmo Bueno, Secretário de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços do Estado do Rio de Janeiro, declarou que o Rio é a capital da energia no País e que estamos vivendo um momento pródigo. Ele citou uma frase do presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, dizendo que o pré-sal “é um bilhete premiado”. A partir dessa declaração, o Secretário ressaltou a relevância de manter o marco institucional e que, a partir deste, o Estado deve se apropriar dessa riqueza, de forma que ela vire renda para a sociedade brasileira, conforme permite a legislação brasileira. Ele aproveitou a oportunidade para citar a questão dos royalties do petróleo: “É preciso esclarecer que 50% são distribuídos para os Estados e Municípios e os outros 50% vão para a União, que tem autonomia para redistribuir esses valores.”

De acordo com Nelson Narciso, Diretor da Agência Nacional de Petróleo (ANP), até 2013 serão investidos cerca de US$ 200 bi neste mercado, sendo US$ 116 bi em exploração e produção. Desse montante, 35% são exclusivamente para o pré-sal.

A cerimônia foi encerrada pelo prefeito Riverton Mussi que mostrou o quanto a indústria de petróleo beneficia a cidade de Macaé. A economia local cresceu 600% em 10 anos, gerando um ciclo virtuoso que transformou a região na 4ª cidade do país em número de carteiras assinadas. Hoje são 3500 empresas dedicadas ao setor na cidade. No ramo de turismo de negócios, que representa 10% do PIB do município, o incremento similar: cresce a taxas de 6% ao ano. Ele destacou ainda o quanto a Petrobras pretende aumentar de produção na Bacia de Campos até 2013, pulando dos atuais 1750 barris por dia para 2067 para daqui a quatro anos.

Na cerimônia de abertura estavam presentes o Prefeito de Macaé, Riverton Mussi; o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços do Estado do Rio de Janeiro, Julio Cesar Carmo Bueno, representando o governador do estado, Sérgio Cabral; o Gerente Geral da Unidade de Negócios da Bacia de Campos da Petrobras, José Ayrton de Lacerda; o Presidente da Reed Exhibitions Alcantara Machado, Juan Pablo De Vera; o Presidente do Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustível (IBP), João Carlos de Luca; o Diretor Geral da Organização da Indústria do Petróleo – ONIP, Eloi Fernandez Y Fernandez; o representante da OTC, Fernando Machado; o Presidente da Câmara dos Vereadores de Macaé, Paulo Antunes; o Diretor da Agência Nacional do Petróleo (ANP), Nelson Narciso; o Vice-Presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro, Raul Eduardo David de Sanson e o Diretor da Brasil Offshore, Eric Henderson.

Serviço:

Local: Macaecentro. Centro de exposições Jornalista Roberto Marinho

Rodovia Amaral Peixoto, km 170 - São José do Barreto – Macaé – RJ

Data: De 16 a 19 de junho de 2009

Horário: Das 14h às 21h

Acesso: Entrada gratuita para profissionais do setor munidos dos seguintes documentos: cópia do cartão de CNPJ ou cartão de visitas nominal e documento com foto.

Conferência Internacional: Abertura dia 16, às 16h. Dias 17 e 18 de junho, das 9h às 17h30.

Rodada de Negócios: Dias 17 e 18 de junho, das 14h às 18h.

Nenhum comentário: