terça-feira, 9 de dezembro de 2008

O Dia em que o Rio de Janeiro chorou


Bom dia, hoje é dia 09 de dezembro de 2008.

O Dia em que o Rio de Janeiro amanheceu triste.

O dia em que nós Vascaínos temíamos chegar, infelizmente chegou. O Vasco, o nosso querido Vasco da Gama 4 vezes campeão Brasileiro, Tri campeão sulamericano sendo uma libertadores,23 campeonatos cariocas, 2 torneios Rio São Paulo, Diversas taças guanabaras, diversas taças rio, foi rebaixado para segunda divisão do campeonato brasileiro.

Desde o ano de 2002 por culpa de diretorias e pessoas incompetentes que colocaram a ganância e o amor ao dinheiro acima do amor ao Vasco, estamos brigando para que esse dia não chegasse , mas infelizmente ele chegou.

Na manhã seguinte ao rebaixamento , recebi em minha página do orkut diversas mensagens de deboches e gozações . Cheguei a pensar que o Flamengo tinha sido campeão de algum torneio que eu não estava sabendo, porque a alegria dos flamenguistas era como se fosse de crianças que ganham um doce ou um presente. Era camisa por todos os lados das ruas e foi então que ao invés de o meu coração se entristecer, pelo contrário ele se encheu de alegria e eu falei para mim mesmo. Graças a Deus eu sou Vasco . Eu tenho orgulho de ser Vasco. E o meu coração foi se alegrando cada vez mais porque enquanto eu me alegrava eu fui percebendo que eu não era Vascaíno por causa do meu pai, da minha mãe, do meu avô ou de outra coisa.Percebi que eu não torço pelo Vasco por resultados e nem o fato de ter sido rebaixado diminuiu o sentimento por esse clube. Me orgulhei de não ser um maria vai com as outras e de não torcer por um time de modinha. Na minah Família meu pai era Flamengo, meu avô Fluminense,Minha Mãe Fluminense, Minha Vó não torce por nada e eu contrariei a tudo e a todos e sou Vasco.

Comecei a lembrar o primeiro jogo do Vasco que eu vi no Maracanã, a primeira vez que fui no estádio de São Januário, Me lembrei do dia em que participei do primeiro treino de futebol de campo na escolinha do Vasco da Gama, primeiro em Irajá e depois no próprio estádio de São Januário. Lembrei da famosa camisa que dizia enquanto houver um coração infantil o vasco será imortal, me lembrei do dia em que me associei a Força Jovem do Vasco, me lembrei das diversas viagens que fiz para São paulo, para o Paraná, Bahia, Rio Grande Do sul, Minas Gerais só para ver um jogo do Vasco. Fiquei pensando que torcedor carioca da minha idade tem o privilégio de ter comemorado a conquista da taça libertadores ? O Flamengo ganhou em 81, o Fluminense e o Botafogo nunca ganharam na história e eu fui um dos que lotaram o estádio de São Januário em 1998 com 13 anos de idade e vi o meu time ganhar a Taça Libertadores da América. Nos meus 23 anos de vida eu vi meu time ganhar 3 campeonatos brasileiros e em duas oportunidades eu também estive e tenho os ingressos guardados até hoje. Em 1997 na semi final 4 x 1 em cima do Flamengo com show de edmundo que marcou 3 gols, cheguei em casa 3 da manhã e tomei um esporro daqueles da minha mãe, afinal tinha 13 anos. No domingo seguinte um empate com o palmeiras e junto com quase 90 mil Vascaínos presentes gritamos Tri Campeão, tive que inventar que ia dormir na casa de um amigo senão era outra bronca e cheguei na casa do amigo Mauricio da Pavuna, meu amigo até hoje as 4 da manhã. Nesse ano o edmundo quebrou todos os recordes de gols sendo em campeonatos e em uma única partida . Foram seis gols em um só jogo contra o União São joão de Araras em São januário

Em 1999 como já era de costume fui ao maracanã ver Vasco x santos final do torneio Rio São Paulo, vencemos e nos tornamos campeões. Em 2000 metemos um chocolate no Flamengo 5 x 1, 3 golaços de Romário e campeão da taça guanabara, 2003 Campeão estadual em cima do fluminense.
Então pra finalizar, confesso que hoje o Vasco está ruim e precisa melhorar, mas também tenho a certeza que nenhum Flamenguista da minha idade ou mais novo que eu tirou tanta onda.

O Rebaixamento me mostrou que ser Vasco está acima de ganhar ou perder. Ser Vasco é simplesmente ser Vasco . A relação entre o Vasco e sua torcida é como amigo fiel e não é na tempestade que o Vascaíno abandona o amor pelo clube.

Podem zoar, falar o que quiser . Mas eu escolhi o Vasco, Sou Vasco e sempre serei Vasco.
Nossa vitória é ver o Vasco Jogar enquanto a alegria dos nossos rivais é ver a gente perder.

Fico feliz por mim e pelos milhões de Vascaínos e lamento pelos rivais








Nenhum comentário: