sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Troca de Farpas marcaram as eleições no Brasil e no mundo.


As eleições municipais de 2008 no Brasil, foi marcada por campanhas que adotaram a tática de ataques e trocas de acusações entre candidatos. Começando por Rio das Ostras, onde vimos um partido usar com “sabedoria” de quem entende do assunto a tal tática para vencer o pleito. Os prefeitos eleitos de Rio das Ostras Carlos Augusto e do Rio de Janeiro Eduardo Paes ambos do PMDB, comandado por Sérgio Cabral e Jorge Picciani, se beneficiaram com os ataques direcionados aos seus opositores e tal artifício revelou um grande talento para a função, no caso o próprio Governador Sérgio Cabral que ligou a sua metralhadora no final da campanha e invadiu as cidades onde os candidatos de seu partido corriam risco de serem derrotados, inclusive aqui em Rio das ostras onde ele não perdoou nem o homem que a alguns meses atrás, ele dizia ser o seu melhor secretário. Em Rio das Ostras e no Rio de Janeiro a metralhadora funcionou, mais na baixada Fluminense a queda de Cabral foi grande, os candidatos apoiados por ele foram derrotados em Caxias, Nova Iguaçu e São João de Meriti e tal derrota pode atrapalhar e muito as pretensões eleitorais do Governador para 2010 já que esses 3 municípios são 3 grandes colégios eleitorais.
Em São Paulo Marta Suplicy foi além do desespero e na reta final tentou ir pelo mesmo caminho e metralhou verbalmente o candidato rival Alberto Kassab, que também não ficou para trás e deu suas cutucadas verbais na candidata do PT, mas nada comparado ao que fez Marta que apesar de usar tão bem a tática do ataque, acabou sendo derrotada nas eleições para a prefeitura de São Paulo.
Nos EUA, o candidato Republicano John Maccain tentou se beneficiar com acusações ao candidato Democrata Barack Obama , inclusive fazendo piadas com seu nome ligando a sua imagem a Osama Bin Laden e a Saddam Hussein. Por lá a tática não deu certo e Barack Obama derrotou John Maccain e entrou para História Política mundial.
Diante disso tudo, vejo que em alguns lugares as pessoas estão mais conscientes e não se deixam iludir com as idéias que tentam lhe vender na base da “marra”. O Horário eleitoral “GRATUTO” (Obs:Só para os candidatos- As emissoras recebem do governo Federal para veicular o horário eleitoral “ GRATUITO” e o tal horário eleitoral
“ GRATUITO” é pago pelo governo federal com dinheiro público), voltando ao raciocínio, o espaço que deveria ser utilizado pelos candidatos para expor suas idéias e planos de Governo para os eleitores escolher aquele que ele acha melhor para governar, acaba virando um espaço para candidatos se atacarem e promover baixarias. Uma total falta de respeito com o eleitor que não tem nada a ver com essas guerrinhas banais e troca de farpas utilizadas pelos políticos.
Para finalizar, eu pego carona no discurso de Martin Luther King que foi relembrado pela mídia mundial depois da vitória de Obama nas eleições americanas. Eu também tenho um sonho. Sonho ver um povo consciente e impactado por um Instinto Coletivo, votando não por interesse próprio, em troca de um Remédio, ou de uma vaga de emprego. Sonho em ver candidatos se respeitando, cada um expondo as suas idéias sem ofensas ao outro e que as eleições no mundo todo se decidam democraticamente, uma palavra tão citada por muitos, mas que na verdade não funciona em lugar nenhum.
Sei que muitos vão dizer que isso é impossível e que nunca acontecerá, talvez vocês tenham razão, mas eu prefiro ficar do lado de quem acredita e fazer a minha parte para que as mudanças aconteçam, agindo assim pelo menos na minha consciência e na minha vida esse sonho vai se realizar.
Nos Estados Unidos uns anos atrás diziam ser impossível um negro se eleger presidente e nessa última semana vimos o que muitos acreditavam ser impossível, acontecer.

Nenhum comentário: